sexta-feira, 20 de maio de 2011

Histórias da Moura

Desde que vim morar aqui em Porto Alegre, deparei-me com uma situação relativamente comum para quem mora em apartamentos, a saber, o barulho dos vizinhos. Pois foi avaliando os sons emitidos pela morador/a do andar de cima, que resolvi montar o perfil deste ser inusitado.

Primeiramente, cabe salientar que até o momento não consegui identificar objetivamente quem é a pessoa, se é homem, ou mulher, por exemplo, mas, levando em conta o fato de que anda arrastando chinelinhos o dia inteiro dentro de casa, provavelmente seja uma pessoa mais velha. Não tem explicação objetiva, eu sei, estou descrevendo apenas uma sensação.

Mais tarde, percebi que esta pessoa velha também está muito preocupada com a saúde, pois às 5h da manhã acorda para fazer polichinelos, despertando toda a vizinhança. Especialmente eu. Posso contar em torno de 15 polichinelos ou mais.

Além disso, o que me passou a chamar a atenção foi um aspecto engraçado: o gosto musical desta pessoa. Antes de tomar seu chimarrão, ou seja, a partir das 5:30h da manhã, ela liga o som para ouvir rap o dia inteiro. Infelizmente não posso citar quais são os seus artistas preferidos, já que não conheço nenhum até o momento.

Durante a noite esta pessoa tem outras atividades, além de ficar zanzando pela casa arrastando seus chinelinhos. Uma delas já está se tornando tradição: jogar bola dentro no quarto com a filha/o, antes de dormir, aí por volta das 11h da noite. Por vezes, esse jogo vai até uma meia noite. Acredito piamente que essa brincadeira deve ter o objetivo de cansar a criança para que ela canse e durma de uma vez. Aliás, diga-se de passagem, há uma criança do demônio aqui neste prédio. Grita e berra para seu pai no interfone dizendo que o ama e ele responde: "cala a boca, mala!"

Por fim, após a criança dormir, é que percebemos como esta pessoa, supostamente velha, que anda de chinelinhos dentro de casa, que ouve rap o dia inteiro, que faz polichinelos ao acordar e que joga bola no quarto às 11h da noite é realmente incomum: nas noites de sábado pra domingo, sabendo que não tem nada pra fazer no dia anterior à segunda-feira, ela resolve, aí pelas 3h da manhã, ligar o som e colocar a todo o volume o seu CD de cânticos de torcida de futebol. Algo realmente inspirador para mim, que gosto de ver um jogo no domingo à tarde.

Enfim, estas são algumas características singulares da pessoa que mora no andar acima ao meu. A minha sorte é que ficarei aqui somente até o fim do ano!




*Moura Azevedo é o nome de uma rua do Bairro São Geraldo, em Porto Alegre.