quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A passagem de Silvio Tendler por Santa Maria

Cirilo, Silvio Tendler e eu, no Santa Maria Vídeo e Cinema

O conhecido diretor de cinema Silvio Tendler foi o homenageado nacional deste ano no Santa Maria Vídeo e Cinema. Marcado pelo cinema político, Tendler dirigiu filmes sobre a vida de Jango, JK e Glauber Rocha. Na tarde desta terça-feira tive a oportunidade de comparecer à exibição do seu filme sobre Jango, mas por problemas técnicos o dvd parou de funcionar exatamente na última parte do documentário. Depois da gafe, Tendler ficou à disposição do público, respondendo os questionamentos do exíguo número de pessoas ali presente. Não mais que 25 eu diria.

Tendler palestrando sobre o seu filme "Jango"

O primeiro a questionar foi o vereador João Carlos Maciel. Sua pergunta foi no mínimo desinteligente, pois queria saber de Tendler se ele via reais diferenças entre os projetos políticos de John Kennedy e João Goulart. O diretor respondeu que havia sim e que Kennedy nada mais era do que face bonitinha do capitalismo norte-americano, tal como Obama é hoje.

Aproveitando a chance, perguntei ao diretor se ele, como conhecedor profundo da história da Jango, sabendo que certa literatura caracaterizou o seu governo como "populista", conseguia ver alguma semelhança deste momento histórico anterior com os atuais regimes definidos por alguns como "neopopulistas". Sem pestanejar, Tendler afirmou que, na sua visão, o termo "populista" havia sido criado pela direita brasileira como modo de rotular as ações progressistas do governo Jango. Logo, argumentou que o termo neopopulismo desempenha a mesma função hoje no que diz respeito aos governos de Chavez, Evo, Lugo e Lula. Destacou que qualquer regime que possua a ambição de promover mudanças sociais, sempre sofrerá com a criação de termos pejorativos.

No final, eu o Cirilo ainda conversamos com Tendler sobre os Ciclos de Cinema Histórico, organizados aqui na UFSM e ainda batemos uma foto histórica com ele. Sem dúvida foi uma oportunidade ímpar para todos aqueles que gostam de cinema em Santa Maria.

Trecho da fala de Tendler nesta terça-feira (23.11.2009) no SMVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário