sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

10 Anos do Práxis - Coletivo de Educação Popular

Painel de entrada do 4º andar do CCSH

Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2009 foi comemorado o aniversário de 10 anos do Práxis, Coletivo de Educação Popular de Santa Maria. Atualmente ele está localizado no 4º andar do Prédio de Apoio do CCSH, na rua Floriano Peixoto. Embora ligado à UFSM, desenvolve suas atividades de forma independente, sempre propondo aos seus alunos uma visão crítica a respeito da sociedade atual.

Foto com educadores, ex-educadores e palestrantes. Eu estou no centro da foto com a camiseta do Grêmio.

Pertenci ao Práxis durante os anos de 2004 e 2005. No primeiro ano, apenas participei da confecção dos polígrafos de História, dando apenas algumas aulas juntamente com os colegas Cirilo Nunes e Nielle Villanova. Já em 2005, eu e Bruno Moraes coordenamos o trimestre de aulas anterior ao vestibular. Confesso que foi uma experiência de grande importância.

Os palestrantes

Mesmo não tendo participado do segundo dia das comemorações, pude comparecer à palestra do dia 10, que teve a presença dos professores Diorge Alceno Konrad e Paulo Aukar, que trataram do tema "Educação popular, trabalho e exclusão".

Diorge Konrad, professor do Curso de História

O professor Diorge, coordenador geral do projeto, fez da sua fala uma instigante provocação aos educandos e educadores que assistiam à sua fala. Aproveitou a oportunidade para destacar que aqueles que ali estivessem hoje, discutindo educação e exclusão, não se tornassem, no futuro, os defensores da atual lógica educativa que segrega e exclui, tal como faz o vestibular nesse momento.
PauloAukar, professor do Centro de Educação

Já o professor Paulo Aukar destacou o modo como acompanhou de fora os 10 anos de desenvolvimento do Práxis, salientando o papel crítico que a instituição desempenha dentro dos limites conservadores da UFSM.

Local da palestra: Auditório do 4º andar.

Ao fim das palestras, batemos uma foto (a primeira desta postagem) onde aparecem palestrantes, educandos, educadores e ex-educadores, como forma de registrar o momento de festa desta longa história de lutas do nosso querido Práxis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário